segunda-feira, 31 de março de 2014

A arte que rendeu prêmios


         Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.
         Na tarde desta segunda-feira, 24 de março, um grupo de alunos do 1° semestre do curso de Letras-Espanhol do Campus Taguatinga Centro teve uma tarde diferente, uma tarde de premiação. O motivo? Eles foram premiados por obras de artes feitas durante uma visita no espaço ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo), ocorrida durante o mês de fevereiro deste ano. O grupo aceitou o convite para se apresentarem na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e receberem a premiação.

Tudo começou quando a professora Jane Christina do Campus Taguatinga Centro levou a turma, de aproximadamente 30 estudantes, para uma exposição no espaço ECCO. Após a visita guiada pelos próprios artistas, os visitantes seguiram para um ateliê e fizeram releituras das artes analisadas.
"Estou muito satisfeita. Não sabíamos que íamos ser premiados. Nossa arte foi jugada por pessoas que são capacitadas na área e isso é um privilégio, porque isso pode acordar um dom que ainda não sabemos que temos", contou Sara Ribeiro, aluna premiada.
De centenas de participantes, as artes feitas pelo grupo foram avaliadas e selecionadas para receberem a premiação. E o Campus Taguatinga Centro não teve apenas estudantes premiados. Manoel Costa, motorista do campus, responsável por levar a turma para a galeria, participou da atividade e também teve seu trabalho premiado.
Manoel atua no IFB desde 2010 e revela que já desenvolve, há algum tempo, esse talento para a pintura.
“Na minha casa, se você entrar só vai ter quadro que eu mesmo faço. Eu sempre espero uma inspiração para pintar e nessa exposição, depois de participar da visita guiada, eu me inspirei e fiz o meu desenho. Eu não esperava a premiação e saber que um desenho que a gente fez esta sendo comentado é um grande privilégio”, comenta Manoel.
Para Ana Beatriz Goldstein, coordenadora do Programa Educativo da ECCO, a premiação é uma atividade surpresa, que visa envolver os visitantes que apresentem sensibilidade para obras de arte.
“Depois que os alunos passam por esse ateliê, aí que vem a parte importantíssima desse trabalho, que é a premiação dos estudantes. Essa premiação tem, na verdade, como principal objetivo despertar essas pessoas que muitas vezes não tem a oportunidade de conhecer um espaço de arte contemporâneo para se conhecer e se tocar na sensibilidade, a partir dela”, finaliza.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.
        Publicado em Terça, 25 Março 2014 20:50, no site Portal IFB.

Um comentário:

  1. Foi algo realmente inesperado. Todos realizaram a atividade de forma descontraída, sem nenhum intuito de serem premiados por isso o sucesso dessa oficina. Realmente descobri o meu valor :D

    ResponderExcluir

Seguidores